O trecho da BR-163 entre os municípios de Cascavel e Capitão Leônidas Marques, no Paraná, agora se chama Pedro Gurgacz. A Lei 15.084/25, que deu o nome do ex-empresário e político de Cascavel à rodovia, foi sancionada pelo presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva, e publicada na quinta-feira (2) no Diário Oficial da União.
A lei é oriunda do Projeto de Lei 4862/12, do ex-deputado Hermes Parcianello (PR), aprovado pela Câmara dos Deputados, com parecer do deputado Eduardo Bismark, e pelo Senado, com o parecer favorável do relator, senador Jorge Seif (PL-SC).
“Pedro Gurgacz é uma figura de destaque, tanto no município de Cascavel quanto no estado do Paraná. Como empresário e político, desempenhou papel crucial na modernização da infraestrutura da cidade, promovendo projetos que melhoraram a qualidade de vida dos moradores e impulsionaram o crescimento econômico. Sua visão empreendedora e seu compromisso com o progresso de Cascavel são amplamente reconhecidos pela comunidade”, disse Seif
O parlamentar também ressaltou a importância da BR-163, que, ao ligar o sul ao norte do Brasil, facilita a exportação de grãos e outros produtos agrícolas. Segundo o senador, Gurgacz teve um papel fundamental nas obras de duplicação da rodovia, aumentando a sua segurança para motoristas.
Seif acrescentou que o ex-empresário ajudou na obtenção de recursos federais e estaduais para a melhoria das estradas na região. Além do transporte de mercadorias, os investimentos aumentaram o turismo e permitiram maior mobilidade urbana, o que contribuiu para o crescimento de cidades paranaenses.
Pedro Gurgacz faleceu em 1986, aos 73 anos.